Momento Libras: Ação E Espaço Para Comunicação

João Vitor Genovez dos Santos, Ana Paula Cândido de Sousa, Genival José de Lima, José Nicolas da Silva Correia, Ylka Valéria Dias

Resumo



Introdução: A Libras vem ganhado espaço na sociedade por conta dos movimentos surdos em prol de seus direitos, reconhecida pela Lei nº. 10.436 de 24 de abril de 2002 e regulamentada pelo Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Este  projeto possibilitou a comunidade do IFSertãoPE, campus Santa Maria a compreensão e expressão em língua de sinais, rompendo a barreira da comunicação, difundindo a Libras e valorizando da pessoa surda na promoção da acessibilidade comunicacional. Objetivos: Possibilitar a aprendizagem da língua de sinais visando promover a acessibilidade comunicacional e interação entre pessoa surda, comunidade escolar e ambiente social. Metodologia: Elaboração de material contendo alguns sinais básicos, mitos sobre a língua de sinais e conceitos sobre pessoa surda; produção de vídeos; prática de sinais; vivencias sinalizadas; participação de Surdos da comunidade local; dramatizações e diálogos; estudo dos artefatos da cultura surda. Os envolvidos puderam adquirir e aprimorar o conhecimento sobre a língua de sinais, fomentando o respeito das diferenças e diversidade. Resultados: Com este trabalho citamos o conhecimento acerca da língua de sinais, interação entre surdos e ouvintes, êxito na produção das atividades escolares por parte dos estudantes surdos. Além de contribuir na autoestima dos Surdos da comunidade local na cidade de Santa Maria da Boa Vista. Sendo a aprendizagem uma consequência de uma interação entre culturas e línguas diferentes  por uma instituição educativa e inclusiva. Considerações Finais: Considerando o projeto relevante podendo ser estendido para outras instituições de ensino,  sendo o projeto pioneiro na região, falta de ações inclusivas  e profissionais na área da surdez, julga -se necessária  a ação sendo importante contribuição para o campus Santa Maria da Boa Vista do IFSertãoPE no cumprir de sua função social na construção de uma instituição acessível, promovendo a inclusão social, respeitando  a diferença linguística da pessoa surda.

Palavras-chave


Libras; Surdos; Ouvintes; Comunicação.

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