FERRAMENTA CLASSROOM: UMA METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO HÍBRIDO

Edmilson Pereira e Silva Junior, Plinia de Carvalho Bezerra, William da Silva Melo, Fernando Rodrigues da Silva, Elineide Pereira Oliveira

Resumo


O trabalho se justifica em razão da importância de pesquisas e discussões a respeito da necessidade de novas práticas de ensino na educação da atualidade. Nesse contexto, as metodologias ativas surgem como novas possibilidades de recursos metodológicos que podem contribuir para que a aprendizagem se torne significativa para o aluno. Discutir a importância
das metodologias ativas como novas possibilidades de práticas pedagógicas, destacando a ferramenta Classroom, como uma metodologia inovadora para o trabalho com a sala de aula híbrida. Esse trabalho tem um cunho bibliográfico e descritivo. Foram pesquisados matérias para construção do texto no banco de dados dos portal de periódicos da CAPES e SCIELO. O recorte temporal foi de 2014 até 2019. Utilizou-se palavras-chave: metodologias ativas (382 resultados- periódico capes; 89 resultados– SCIELO) e Ferramenta Classroom (34 resultados– SCIELO; 252 periódico capes) para vencer esse desafio da inserção das tecnologias da informação como ferramentas metodológicas é importante, antes de tudo, a formação docente para que eles passem a ter segurança ao inserir esses métodos em sala de aula. Depois, é importante a inserção dessas novas metodologias aos poucos no contexto da sala de aula, para que a mudança dos métodos tradicionais de ensino para métodos ativos não aconteçam de maneira súbita e não venha a causar estranheza nos alunos. Assim, é possível concluir que o uso de metodologias inovadoras em sala de aula garante uma maior participação e interesse por parte dos alunos, permitindo que a aprendizagem aconteça de forma dinâmica, em que o aluno é o protagonista desse processo e o professor é o mediador.

Palavras-chave


Ensino-aprendizagem; metodologias; práticas pedagógicas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Edmilson Pereira e Silva Junior, Plinia de Carvalho Bezerra, William da Silva Melo, Fernando Rodrigues da Silva, Elineide Pereira Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.