TRABALHANDO A DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA DE POÇOS NA ZONA RURAL DE OURICURI-PE DE MODO SIGNIFICATIVO
Resumo
Introdução: É comum o estudante de educação básica ter dificuldade de entender química. Essa disciplina apresenta muitos cálculos abstratos baseados em experimentos que muitas vezes o aluno nunca realizou. Muitos discute-se sobre as dificuldades de formar alunos críticos que saibam adaptar seus conhecimentos de sala de aula para a vida real. Questiona-se o fato de que a maior parte do saber científico do aluno, adquirido durante o período escolar, é esquecido com o tempo. Objetivo: O desígnio desse é trabalho é a dessalinização da água de modo a trazer aprendizagem significativa. A utilização das águas subterrâneas tem crescido de forma acelerada. Nas regiões mais secas, a instalação de poços artesianos pode salvar lavouras e criação de animais. No entanto, grande parte dos poços, assim como reservatórios de superfície, apresentam teores de sais inviáveis para o consumo humano e animal. Materiais e Métodos: Primeiramente foi coletado água de um poço localizado no sítio Jatobá na zona rural de Ouricuri. Em seguida, foi realizado experimento de dessalinização juntamente com os alunos no laboratório de química do IF Sertão - PE Campus Ouricuri por meio de destilação simples para melhor entendimento do conteúdo, abordado em sala de aula. Os alunos envolvidos foram de uma turma do segundo ano do ensino médio do EREM São Sebastião. Por fim houve uma discussão das atividades. Resultados: O projeto despertou curiosidade, pois nunca haviam feito algo do tipo. O trabalho contribuiu para o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes na perspectiva levantar hipóteses e fazerem inferências sobre questões ambientais, sociais e tecnológicas. A atividade foi avaliada através de um questionário respondido pelos alunos, no qual confirmaram a efetividade da realização desta experiência para contribuir na compreensão do conteúdo abordado. Considerações Finais: Portanto, este trabalho demonstrou como atividades experimentais simples podem corroborar significativamente processo educativo. Este experimento permitiu aos alunos perceber que o conhecimento científico pode tornar seu contexto social e histórico passível de mudanças.
Palavras-chave
Aprendizagem significativa; Água subterrânea; Ensino de química
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Mirele Alves Cassimiro, Girlene de Lima de Souza, Arthur Francisco de Paiva Alcântara
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.