ACADEMIA HACKTOWN, DESENVOLVIMENDO DAS TURMAS: KIDS 2, TEENS JÚNIOR, TEENS E ATUAÇÃO COMO BOLSISTA.

Vitor Pereira Fontes, Elânio Leal Alves, Luís Carlos Aquino Barros, Danilo Faustino da Silva, Maria Alice de Freitas Marques

Resumo


Introdução: A academia Hacktown é um projeto de Extensão que disponibiliza para crianças e jovens das cidades de Floresta, Salgueiro, Petrolina e região, aulas gratuitas de robótica e informática, utilizando de técnicas de ensino inovadoras e que buscam estimular o interesse de aprendizado dos alunos. Como bolsista do projeto, em comprometimento com a realização das atividades de monitoramento das turmas Kids 2, Teens Júnior e Teens. Objetivo: O objetivo do projeto Academia Hacktown é contribuir intelectualmente com a educação de crianças e adolescentes da região que possuam interesse na área da tecnologia. Os objetivos como bolsista consistiam em aprimorar os conhecimentos em áreas como robótica e Arduino, e adquirir capacidade e experiência de ensino em sala de aula. Materiais eMétodos: Durante a aplicação do projeto foram utilizadas as metodologias: Story Telling, Gamificação, Computação Desplugada, Game Learning e Aprendizagem Significativa, cada aula continha slides, exercícios e dinâmicas que tinham o objetivo de revisar e fixar os conhecimentos adquiridos. Durante a apresentação dos conteúdos, buscava-se uma abordagem menos técnica e de fácil entendimento para os alunos.  Resultados: Os resultados obtidos pelos alunos consistem no maior entendimento na área de robótica e programação, em conjunto com o exercício e desenvolvimento de habilidades como: criatividade, raciocínio lógico e trabalho em equipe. Com base nos resultados obtidos pelos alunos e na vivência com estes, por parte do bolsista há a obtenção de novos conhecimentos nas áreas de informática, Arduino e robótica; além da contribuição para a vida acadêmica por meio de novas experiências. Considerações Finais: A realização do projeto Academia Hacktown beneficiou tanto alunos quanto colaboradores, proporcionando a obtenção de conhecimento, maior convivência social e desenvolvimento do trabalho em equipe de ambas as partes; observando o desenvolver do projeto ao longo do ano de 2019, pode-se concluir que, apesar de imprevistos, conseguimos alcançar boa parte dos objetivos propostos pelo projeto, tendo em vista que no decorrer do mesmo, alunos e bolsistas adquiriram mais conhecimento.  



Palavras-chave


metodologia; aprendizagem; educação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Vitor Pereira Fontes, Elânio Leal Alves, Luís Carlos Aquino Barros, Danilo Faustino da Silva, Maria Alice de Freitas Marques

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.