EFEITOS AGUDO E CRÔNICO DA INTENSIDADE AUTOSSELECIONADA DE EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE AS RESPOSTAS PERCEPTUAIS E AFETIVAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumo
Introdução: A forma como a criança e o adolescente percebe-se no exercício físico tem associação direta com a continuidade da prática. Dessa forma, estratégias que façam com que os indivíduos percebam o exercício físico como algo positivo, pode ser fator chave no aumento da adesão aos programas de atividade física regular. Contudo, atualmente não existem recomendações objetivas e efetivas para este aumento, sendo necessárias sínteses baseadas em evidências. Objetivo: O objetivo do presente estudo é verificar e sintetizar, por meio de revisão sistemática, o efeito da intensidade autosselecionada de exercício físico sobre respostas perceptuais e afetivas ao exercício em crianças e adolescentes. Materiais eMétodos: Foi realizada uma Revisão Sistemática, desenvolvida por meio de pesquisa de artigos científicos, publicados em periódicos, em bases de dados eletrônicas. Determinou-se descritores pelos quais buscou-se identificar os efeitos de protocolos/programas de exercício físico sobre os parâmetros perceptuais e afetivos em crianças e adolescentes. Resultados: Todos os estudos analisados mostraram a relação positiva entre sensação de prazer, auto-eficácia e melhorias da situação física do indivíduo e a adesão do indivíduo para com o exercício. Considerações Finais: Em se tratando de crianças e adolescentes e seus acessos, cada vez mais crescente a atividades de natureza sedentária, é importante que tenhamos um montante de evidências sistematizadas no intuito de embasar para uma aumento da adesão dessa população em programas de exercício físico.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Manuela da Silva Souza, Jadna Cavalcanti Araújo, Thiago Ricardo dos Santos Tenório
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.