AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DA RUTINA, OBTIDA A PARTIR DA Dimorphandra gardneriana, NO CONTROLE DA ESTABILIDADE OXIDATIVA DO BIODIESEL DE SOJA

Sarah Soares Damasceno, Vitoria Cynara da Silva Sousa

Resumo


Compostos fenólicos são relatados na literatura, por sua atividade antioxidante, sendo capazes de retardar a oxidação do biodiesel. Neste trabalho, o biodiesel de soja foi sintetizado e bioaditivado, com extrato de rutina, para avaliação processo oxidativo. A síntese do biodiesel foi realizada via catálise básica, pela reação de transesterificação e o índice de acidez foi determinado no controle do processo oxidativo do biocombustível. O resultado obtido, para o rendimento da reação de 98,69% evidenciou a eficiência da transesterificação para obtenção do biodiesel de soja. O índice de acidez obtido tanto para o biodiesel de soja, como para o biodiesel aditivado com extrato de rutina estão dentro do limite determinado pela Resolução 7/208 na Agência Nacional de Petróleo.


Palavras-chave


Biodiesel; oxidação; rutina; Dimorphandra gardneriana

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Sarah Soares Damasceno

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.