AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DA RUTINA, OBTIDA A PARTIR DA Dimorphandra gardneriana, NO CONTROLE DA ESTABILIDADE OXIDATIVA DO BIODIESEL DE SOJA
Resumo
Compostos fenólicos são relatados na literatura, por sua atividade antioxidante, sendo capazes de retardar a oxidação do biodiesel. Neste trabalho, o biodiesel de soja foi sintetizado e bioaditivado, com extrato de rutina, para avaliação processo oxidativo. A síntese do biodiesel foi realizada via catálise básica, pela reação de transesterificação e o índice de acidez foi determinado no controle do processo oxidativo do biocombustível. O resultado obtido, para o rendimento da reação de 98,69% evidenciou a eficiência da transesterificação para obtenção do biodiesel de soja. O índice de acidez obtido tanto para o biodiesel de soja, como para o biodiesel aditivado com extrato de rutina estão dentro do limite determinado pela Resolução 7/208 na Agência Nacional de Petróleo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Sarah Soares Damasceno
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.